Projetos!!



PROJETO DE DOCÊNCIA


  1. Dados de Identificação:
1.1 Instituição: E. M. E. I. Vivendo a Infância
1.2 Professora(s): Paula Junqueira da Costa Silva
1.3 Nível e faixa etária da turma: Educação Infantil  Berçário2
1.4 Período: Duas semanas (10 dias)

  1. Título do projeto: Primeiras Sensações

Justificativa: Constatei que a turma se interessa por tudo que é novo, sensações novas, sons (músicas, ruídos, sons de animais) imagens (figuras de pessoas, de animais, alimentos...) texturas     (massinha de modelar, areia, plantas) e como estão na fase oral experimentam levando tudo a boca. Eles são bastante afetivos e alguns falam algumas palavras, mais a maioria se expressa ainda pelo choro. Nos primeiros anos se iniciará o desenvolvimento da linguagem oral e a criança começará a demonstrar  sua vontade em socializar-se.  Por esse motivo proporcionaremos novos sabores, novas texturas, novos sons, novas imagens para que os alunos vivenciem e tenham contato com tudo que esta em sua volta, abrangendo seu vocabulário, suas experiências.
Smith (1988) citado por Moyles (2006, p.28) ressalta que o “brincar na verdade é o trabalho da criança e o meio pelo qual ela cresce e se desenvolve.” Acreditamos na importância de explorar os sentidos trabalhar nossos pequeninos para que eles possam dar um novo visual ao nosso velho mundo onde as sensações boas possam ser sentidas, inclusive nas pequeninas coisas.
[...] A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo. (DAHLBERG, MOSS e PENCE, 2003, p. 72)

  1. Objetivos:
De ensino: Proporcionar um aprendizado sobre as sensações do nosso corpo através de atividade lúdicas e prazerosas que possibilitem a descoberta de sensações boas e agradáveis e também desagradáveis. Provocando assim o conhecimento os limites e as possibilidades do nosso próprio corpo.

De aprendizagem:
·        Conhecer  os diferentes sabores de alimentos.
·        Preparar culinária explorando os sentidos.
·        Apreciar objetos e formas a nossa volta
·        Trabalhar a expressão oral e corporal.
·        Participar de massagens no corpo.
·        Expressar-se livremente através de suas criações, utilizando de diferentes materiais, rasgadura e modelagem.
·        Desenvolver a musicalidade.
·        Desenvolver a atenção

Fundamentos teóricos:
Este projeto é baseado nos autores ALMEIDA , MOYLES e BASSEDAS defendendo a importância do brincar e explorar todos os sentidos da criança para um desenvolvimento satisfatório.
"A esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder - alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si de do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir com ela uma nova história e uma sociedade melhor". ALMEIDA,1987,p.195)
As crianças gostam de saber como o brinquedo funciona ou como ele é por dentro. Por esta razão, os jogos desmontáveis são mais interessantes. 0 pensamento lógico é bastante estimulado pelo manuseio dos jogos de montar, nos quais a criança tem oportunidade de compor e observar a seqüência necessária para a montagem correta.As cores mais fortes e as formas mais simples atraem mais as crianças pequenas. Mas as maiores preferem cores naturais e formas mais sofisticadas. De qualquer maneira, a variedade no colorido, na forma e na textura irá contribuir para a estimulação sensorial da criança, enriquecendo sua experiência.

Conteúdos:
Movimento:
·        Força
·        Destreza
·        Rolar
·        Tocar
·        Cheirar
·        Escutar
·        Visualizar
·        Coordenação motora
5.1             Música:
  • Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo
  • Valorização de suas conquistas corporais;
  • Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
  • Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
5.2             Artes Visuais:
  • Observação e contato com objetos e situações ligados aos temas estudados, permitindo ampliar informações e conhecimentos;
  • Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais;
  • Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
5.3             Linguagem Oral e Escrita:
  • Desenvolver a capacidade de expressar-se corporalmente; possibilitar à criança a aquisição da fala;
  • Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades
5.4             Natureza e Sociedade:
  • Participação ativa na resolução de problemas.
  • Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
  • Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
5.5             Matemática:
  • Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
  • Leitura e interpretação de registros, como desenhos, fotografias
Procedimentos/atividades
  • Dramatização com fantoches;
  • Pintura com tempera;
  • Atividades corporais;
  • Leitura de histórias;
  • Degustação de alimentos de diferentes sabores doce, salgado, azedo, amargo
  • Elementos de diferentes sensações como gelo água morna (quente e frio)
  • Caixa surpresa com diferentes objetos com formas e texturas diferentes
  • Aroma de diversos alimentos e plantas
  • Rasgadura de papel
  • Exploração de revistas
  • Exploração visual nas dependências da escola
 Semana de 19 a 24 de abril de 2010
Professora: Paula Junqueira da Costa Silva
Objetivos:
Escutar histórias lidas, desenvolver a imaginação, Saborear alimentos identificando os sabores, se é bom,  se é ruim, se é azedo ou amargo, doce ou salgado.
Admirar livros infantis, analisando formas, cores, personagens, autores... Para ampliar seus conhecimentos prévios.
Manipular pigmentos e superfícies variadas, expondo seus sentimentos.
Segunda feira
Dia: 19
Terça feira
Dia: 20
Quarta feira
Dia: 21
Quinta feira
Dia: 22
Sexta feira
Dia: 23
Entrada
Café da manhã Brinquedo livre
Trocas
Lanche
História do livro paladar Descascando, cheirando, separando os gomos e degustando bergamota.
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho
Entrada
Café da manhã Brinquedo livre
Trocas
Lanche
História do livro corpo de bicho corpo de gente. Música: sou o jacaré Sensação de quente e frio com gelo e água morna, sentindo com as mãos (tato)
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho
Entrada
Café da manhã Brinquedo livre
Trocas
Lanche
Exploração de revistas visualizando objetos conhecidos  e descobrindo novas imagens.
Rasgadura
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho
Entrada
Café da manhã
Brinquedo livre
Trocas
Lanche
Caixa surpresa com objetos de diferentes formas e textura ( espuma, lixa, bolinha, dado etc.) Riscando na lixa com giz Músicas cantadas (a dona aranha, borboletinha, eu vi um sapo)
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho
Entrada
Café da manhã
Brinquedo livre
Trocas
Lanche
História de fantoches: Os cachinhos dourados. Culinária broa de polvilha.
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho

Segunda feira
Dia: 26
Terça feira
Dia: 27
Quarta feira
Dia: 28
Quinta feira
Dia: 29
Sexta feira
Dia: 30
Entrada
Café da manhã Brinquedo livre
Trocas
Lanche
História do livro a margarida friorenta . Exploração de flores para tocar e visualizar. Fazer um jardim com pétalas de flores secas.
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho
Entrada
Café da manhã Brinquedo livre
Trocas
Lanche
Cantar a música meu limão meu limoeiro. Apresentar a fruta, cheirar e  degustar.
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho
Entrada
Café da manhã Brinquedo livre
Trocas
Lanche
 História do livro Noite e  Dia. Data show Pintura com tinta preta de noite e amarela de dia (sol)
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho
Entrada
Café da manhã Brinquedo livre
Trocas
Lanche
Brincando com bonecas, Nanando, cantando canções de ninar, identificando os membros do corpo. Desenho das mãos feito de giz de cera e a pintura delas. Pic-esconde  
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho
Entrada
Café da manhã
Brinquedo livre
Trocas
Lanche
Escutar e visualizar os sons de animais, pessoas dos próprios alunos (ver a foto e o som da criança) de objetos em movimento. Caixa das sensações (com lixa, esponja, botões e fibra para eles passarem por dentro e sentir, cada textura.
Trocas
Almoço
Higienização
Soninho

0 comentários:

Postar um comentário